Assédio por causa das 30h ? Denuncie!


Vários colegas tem informado que têm sofrido constante pressão, intimidação e ameaças de Diretores, Coordenadores e Pró-Reitores contrários à jornada de 30 horas e a ampliação do horário de atendimento por pelo menos 12 horas. E o fato de muitos TAEs estarem em estágio probatório tem sido utilizado como forma de pressão para não se manifestarem a esse respeito.


O estágio probatório e a avaliação de desempenho realizada anualmente deve se basear em critérios profissionais, e qualquer avaliação baseada em aspectos políticos, como opinião dos TAEs relacionada a jornada de 30 horas, além de ilegal, é antiético e imoral!

1º - Os colegas do setor devem permanecer unidos, porque juntos são mais fortes e torna-se mais difícil essas práticas. Se hoje acontece com um colega, amanhã pode acontecer com você. A solidariedade é sempre o melhor caminho.

2º - Além disso, tem-se o direito a defesa e ao contraditório e pode-se e deve-se buscar orientação jurídica para questionar avaliações baseadas em critérios políticos.

3º - Finalmente, nenhuma chefia está acima da lei e da ética, e a UFSC dispõe de uma Comissão de Ética Pública, que foi constituída, entre outras coisas, para apurar fatos ou conduta em desacordo com as normas éticas.


4º - Busque formas de gravar o áudio de ameaças. Assediadores temem gravadores!

5º - Ande sempre com colegas, pois testemunhas são sempre importantes.

6º - Por fim, buscando contribuir com o combate a estas práticas, criamos esta página de denúncia, onde qualquer TAE ou setor que for constrangido, intimidado, ameaçado ou pressionado pode relatar seu caso. Nesse espaço nos propomos a denunciar os assediadores e buscar formas de expor suas práticas a todos e à lei, mediante a confecção do “Dossiê de Assediadores”, a ser entregue à justiça. Além do dossiê, confeccionaremos os “Mural dos Assediadores”, em que exporemos publicamente as pessoas que intimidam, inibem, ameaçam e pressionam colegas servidores públicos que lutam por uma causa legalmente embasada e somente traz benefícios para a UFSC!

Um comentário:

  1. Temos muitos assediadores! Essa iniciativa do mural é muito boa!
    Vamos divulgar!

    ResponderExcluir