Controle Social

O Controle Social é o que irá garantir o funcionamento e a transparência da UFSC, e para além disto é o que garante a legalidade da luta pelas 30 horas e o que traz a simpatia e admiração dos usuários para a luta da abertura da universidade por mais tempo.

Parte A) Assiduidade 


Tratemos de uma das formas de Controle Social, o de Assiduidade.


Pois bem, em miúdos, o que é Assiduidade?

Segundo o relatório do GT Reorganiza em sua página 247 temos o seguinte extrato esclarecedor:


"...controle de assiduidade é, dessa forma, a afixação em local público e visível, nas dependências do setor - e também nos sítios na internet dos setores, ou mesmo em um sítio institucional que unifique e incentive tal medida - do quadro de todos os TAEs do setor e seus horários de trabalho, bem como do horário de atendimento do setor, como no exemplo abaixo:

Setor X
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta, das 07h às 19h, sem intervalos
Escala nominal de horários de atendimento aos usuários
Fulano
De segunda a sexta, das 07h às 13h
Beltrano
De segunda a sexta, das 13h às 19h
Quadro 27 - Proposta para modelo de publicização de escala nominal de atendimento do setor.

O quadro acima vai um pouco além do exigido no Decreto 4836/2003, pois não informa somente o expediente dos TAEs com jornada flexibilizada, mas supre principalmente a necessidade de os usuários de conhecerem os horários de atendimento do setor e mesmo de toda a universidade, se forem unificados os horários de atendimento de todos os serviços em um único sítio na internet."

Logo se trata de uma ferramenta que expõe ao usuário dos serviços o quando ele pode ser atendido. Mas isso em si não basta e pode se tornar algo ruim para o trabalhador pois há gigantesca desinformação sobre o que o setor deve e não deve fazer e parte das críticas dos usuários e da sobrecarga dos setores é decorrente de atendimentos a usuários que não sabem aonde devem se dirigir para terem suas demandas atendidas.

Por isso, passamos para o todo

Parte B) O Todo.

Como apontado anteriormente o que a lei diz é a efetivação do Controle Social de Assiduidade. Mas sozinho não é a solução, ele têm de vir acompanhado do todo. A proposta que se segue é que para além do quadro acima demonstrado se afixe ao lado dele a relação dos serviços que são prestados e os que não são prestados pelo setor. Assim, o usuário tem acesso ao que ele pode e ao que ele não pode requerer (em breve apresentaremos esse modelo aqui no site).

No entanto, essa medida só é eficiente em setores que os usuários vão fisicamente ao encontro do serviço. Necessita-se, portanto, que exista um site do setor (departamento, ou centro) que conste as mesmas informações (o que o setor faz).

Necessita-se que o usuário possa ter controle de seus pedidos e reclamações e por isso o site referido anteriormente deve permitir que os todos os usuários tenham acesso a todos os pedidos e reclamações e possam acompanhar as respostas de cada um em tempo hábil. Por isso, é importante unificar em cada setor os e-mails, ou seja, não se pode personalizar os pedidos ou reclamações, todos do setor devem ter acesso a um e-mail único.

O Controle Social não prende o trabalhador na cadeira. Para resolver problemas  como o não atendimento de usuários devido a saídas do setor, a proposta é que se afixe um formulário padrão (em breve proposta do mesmo no site) nas dependências do setor onde o usuário não atendido possa requerer o atendimento e/ou encaminhamento sem estar presente, ficando a cargo do setor responder assim que houver retorno de seus trabalhadores. Mas a proposta não se restringe ao formulário físico, também têm de se disponibilizar o formulário online e sempre que houver saída do setor (capacitação, deslocamentos do setor...) se deverá afixar aviso físico e online de que não há ninguém no setor naquele momento.
Nada nos prende a mesa, muito ao contrário, o controle social nos libera das correntes da necessidade de conivência à chefia!

Resumo das Ações:
1) Afixar em local visível (no setor) a escala de atendimento do setor.
2) Afixar ao lado da escala o catalogo de serviços que são prestados pelo setor e os que não são prestados mas que são normalmente requeridos.
3) Criar página na internet que contenha as informações anteriores e divulgar o site para que todos tomem conhecimento dele.
4) Unificar os e-mails para que todos do setor tenham acesso às reclamações e pedidos, facilitando assim a resposta.
5) Divulgar no site supracitado todos os pedidos e reclamações feitas e constar a resposta que foi dada para cada uma.
6) Sempre que houver saída do setor, afixar aviso de maneira física e online da saída.
7) Disponibilizar formulário físico e online para que o usuário preencha no caso de não haver ninguém no setor.

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