O Controle Social é o que irá garantir o funcionamento e a transparência da UFSC, e para além disto é o que garante a legalidade da luta pelas 30 horas e o que traz a simpatia e admiração dos usuários para a luta da abertura da universidade por mais tempo.
Parte A) Assiduidade
Tratemos de uma das formas de
Controle Social, o de Assiduidade.
Pois bem, em miúdos, o que é
Assiduidade?
Segundo o relatório do GT Reorganiza em sua página 247 temos o seguinte extrato esclarecedor:
"...controle de assiduidade é, dessa
forma, a afixação em local público e visível, nas dependências do setor - e
também nos sítios na internet dos setores, ou mesmo em um sítio institucional
que unifique e incentive tal medida - do quadro de todos os TAEs do setor e
seus horários de trabalho, bem como do horário de atendimento do setor, como no
exemplo abaixo:
Setor X
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Horário de Funcionamento
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De segunda a
sexta, das 07h às 19h, sem intervalos
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Escala nominal de horários de
atendimento aos usuários
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Fulano
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De segunda a
sexta, das 07h às 13h
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Beltrano
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De segunda a
sexta, das 13h às 19h
|
Quadro 27 - Proposta para modelo de publicização de
escala nominal de atendimento do setor.
O quadro acima vai um pouco além
do exigido no Decreto 4836/2003, pois não informa somente o expediente dos TAEs
com jornada flexibilizada, mas supre principalmente a necessidade de os
usuários de conhecerem os horários de atendimento do setor e mesmo de toda a
universidade, se forem unificados os horários de atendimento de todos os
serviços em um único sítio na internet."
Logo se trata de uma ferramenta
que expõe ao usuário dos serviços o quando ele pode ser atendido. Mas isso em
si não basta e pode se tornar algo ruim para o trabalhador pois há gigantesca
desinformação sobre o que o setor deve e não deve fazer e parte das críticas
dos usuários e da sobrecarga dos setores é decorrente de atendimentos a
usuários que não sabem aonde devem se dirigir para terem suas demandas
atendidas.
Por isso, passamos para o todo
Parte B) O Todo.
Como apontado anteriormente o que
a lei diz é a efetivação do Controle Social de Assiduidade. Mas sozinho não é a
solução, ele têm de vir acompanhado do todo. A proposta que se segue é que para
além do quadro acima demonstrado se afixe ao lado dele a relação dos serviços
que são prestados e os que não são prestados pelo setor. Assim, o usuário tem
acesso ao que ele pode e ao que ele não pode requerer (em breve apresentaremos
esse modelo aqui no site).
No entanto, essa medida só é
eficiente em setores que os usuários vão fisicamente ao encontro do serviço.
Necessita-se, portanto, que exista um site do setor (departamento, ou centro)
que conste as mesmas informações (o que o setor faz).
Necessita-se que o usuário possa
ter controle de seus pedidos e reclamações e por isso o site referido
anteriormente deve permitir que os todos os usuários tenham acesso a todos os
pedidos e reclamações e possam acompanhar as respostas de cada um em tempo
hábil. Por isso, é importante unificar em cada setor os e-mails, ou seja, não
se pode personalizar os pedidos ou reclamações, todos do setor devem ter acesso
a um e-mail único.
O Controle Social não prende o
trabalhador na cadeira. Para resolver problemas
como o não atendimento de usuários devido a saídas do setor, a proposta
é que se afixe um formulário padrão (em breve proposta do mesmo no site) nas
dependências do setor onde o usuário não atendido possa requerer o atendimento
e/ou encaminhamento sem estar presente, ficando a cargo do setor responder
assim que houver retorno de seus trabalhadores. Mas a proposta não se restringe
ao formulário físico, também têm de se disponibilizar o formulário online e
sempre que houver saída do setor (capacitação, deslocamentos do setor...) se
deverá afixar aviso físico e online de que não há ninguém no setor naquele
momento.
Nada nos prende a mesa, muito ao
contrário, o controle social nos libera das correntes da necessidade de
conivência à chefia!
Resumo das Ações:
1) Afixar em local visível (no
setor) a escala de atendimento do setor.
2) Afixar ao lado da escala o
catalogo de serviços que são prestados pelo setor e os que não são prestados
mas que são normalmente requeridos.
3) Criar página na internet que
contenha as informações anteriores e divulgar o site para que todos tomem
conhecimento dele.
4) Unificar os e-mails para que
todos do setor tenham acesso às reclamações e pedidos, facilitando assim a
resposta.
5) Divulgar no site supracitado
todos os pedidos e reclamações feitas e constar a resposta que foi dada para
cada uma.
6) Sempre que houver saída do
setor, afixar aviso de maneira física e online da saída.
7) Disponibilizar formulário
físico e online para que o usuário preencha no caso de não haver ninguém no
setor.
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