Guia para implantação das 30h em seu setor

Propostas:

-Para que todos possam trabalhar 30h por semana, é necessário o atendimento aos usuários por pelo 12h ininterruptas. Para isso, todas as atividades têm de ter responsáveis. Para isso, temos de ter um TAE em cada turno realizando as mesmas atividades. Socializar tudo que se faz é, portanto, indispensável! Para isso, é fundamental trabalhar a comunicação interna para que todos saibam tudo o que está acontecendo e é muito importante também que os TAEs não trabalhem com e-mails individuais, mas com e-mails do próprio setor, para que todos tenham acesso às mesmas informações e possam atender a todos.
-Quem trabalha sozinho no setor, deve juntar seu setor com outros setores que desempenham os mesmos tipos de serviço, ou seja, quando houver pessoas sozinhas em cargos específicos, a sugestão é a de criar serviços novos ou juntar naqueles indicados pelo GT Reorganiza (baixe indicações), para que se possibilite o atendimento e recebimento de demandas por pelo menos 12h ininterruptas.
-Importante também lembrar que secretarias integradas têm também serviços integrados, ou seja, as atividades todas devem ser socializadas para que os serviços sejam todos prestados por pelo menos 12h ininterruptas.

Propostas Aprofundadas:

Outro ponto importante apontado pelo GT Reorganiza em seu relatório foi a classificação em serviços. Dos  setores apontados pelo Anexo K (baixe aqui), intitulado de “Genoma”, o GT conseguiu agrupar todos eles em somente 31 serviços (acesse a tabela). Os serviços são, segundo o Relatório, a classificação de todos os setores, de acordo com seus usuários. Ou seja, as coordenadorias de curso de graduação foram todas classificadas como “coordenadorias de curso de graduação”, para poderem ser comparadas entre si.
Com isso, é possível que todos nós TAEs comecemos a trabalhar 30h por semana atendendo às exigências legais de atendimento ininterrupto por doze horas em todos os setores!

Como fazer as 30h agora?

A partir da classificação de serviços apresentada no Relatório do Reorganiza, concluímos que a categoria tem em suas mãos uma forma viável para que todos possam fazer 30h já a partir de hoje! Basta que todos os setores distribuam as tarefas entre todos seus TAEs, de modo a que todas as atividades realizadas pelo setor tenham responsável por pelo menos 12h ininterruptas. Não pode haver nenhuma atividade que seja desenvolvida por uma única pessoa! Se em seu setor há atividades que somente uma pessoa execute, essa pessoa tem de ensinar aos demais tudo o que faz, pois somente quando os usuários são atendidos por pelo menos 12h ininterruptas, os TAEs podem trabalhar 30h por semana!

A orientação, portanto, é socializar todas as tarefas! Tudo tem de ser feito por pelo menos duas pessoas!
Para isso, é indispensável desenvolvermos manuais de procedimentos e guias para atividades para tudo o que fazemos, pois nenhum usuário pode ter menos de 12h de atendimento ininterrupto por dia, pois as 30h são um benefício para todos e precisamos provar a todos que as 30h são mais eficientes também!
É importante também pensarmos na comunicação, pois o trabalho em turnos implica que nada fique parado! Os setores têm de desenvolver formas de comunicação interna em que todos saibam tudo o que está acontecendo, por isso indicamos que os e-mails utilizados sejam do próprio setor, nunca do TAE, pois isso impede o atendimento ininterrupto.
Se você tiver sugestões, nos encaminhe (movimentoindependente30horas@gmail.com) que atualizaremos e divulgaremos a todos! Juntos conquistaremos as 30h para todos!

Trabalho sozinho, com faço?
Para quem trabalha sozinho no setor, a classificação dos serviços apontadas no Relatório nos ajuda e pensar na solução. E a solução é juntar o setor com outros setores que prestam o mesmo serviço. Secretarias integradas potencializam as condições de atendimento aos usuários. 


E se a sua atividade for muito específica, crie um novo serviço! Por exemplo, se você é marceneiro lotado em um centro de ensino e trabalha sozinho, junte-se ao administrador de edifícios e criem o “serviço de manutenção e espaço físico” do Centro. Apesar de vocês não poderem desempenhar as mesmas atividades, por conta da diferença de cargos, o serviço de manutenção e espaço físico do Centro poderá agora atender por pelo menos 12h, recebendo demandas e as encaminhando em um turno ininterrupto!

O trabalho do GT apontou para uma classificação de cargos e serviços, ela pode ser usada como base para o agrupamento de pessoas em serviços (Baixe aqui). Importante salientar que a tabela é apenas base, somente implantando as 12 horas ininterruptas é que poderemos testar a teoria e fazer adequações nela. Toda sugestão é bem vinda, iremos sempre postar as sugestões enviadas.

Importante, como sempre, é socializar as atividades e garantir que todas as demandas sejam atendidas igualmente nos dois turnos!


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